Uma visão um tanto radical, talvez, mas também pode ser a se considerar...
Mantra
Quando a Internet dava seus primeiros passos, em 95, criei a Yes!Design, voltada para a produção na Internet, e virei um dos pioneiros da Web brasileira. Uns três anos depois, virei presidente da StarMedia no Brasil. Morei em Nova Iorque, participei do IPO da StarMedia e, em 2000, fundei com mais três sócios a Ideia.com, trazendo para o Brasil o conceito de Strategic Economic Network para projetos de Internet e Tecnologia. Hoje sou sócio da Sixpix (Fotosite, S/N, Pix) e do e-Lab SSJ. Sou empreendedor e aventureiro, no melhor dos sentidos - viagens de jipe mundo afora - e apaixonado por ambos. De empreendedorismo falo sem parar, escrevi um livro, publico um Blog semanal e dou palestras Brasil afora.
Uma das palestras em vídeo que mais gosto de ver - e de rever de vez em quando - é a do Guy Kawasaki, da Garage, empresa americana de Venture Capital e ex-evangelista da Apple, na qual ele discorre sobre seu livro "The Art of the Star" (A Arte do Começo). Se você ainda não viu, veja aqui http://video.google.com/videoplay?docid=-3755718939216161559.
A palestra é tão bacana que no ResultsON Day projetamos ela em vídeo e convidamos o Marco Perlman (Digipix e ex-GP Investimentos) a comentá-la ao vivo. Foi sensacional. Guy aborda vários pontos com uma simplicidade de dar gosto e, claro, com um sarcasmo e uma ironia que lhe são peculiares.
Um dos pontos altos é quando ele descreve como as empresas não devem ter posicionamentos ou missões complexas, holísticas e incompreensíveis e sim MANTRAS, que devem ser simples, diretos e que têm que dispensar explicações para serem compreendidos.
Ele cita várias missões de empresas que são totalmente incompreensíveis e que, na tentativa de satisfazer clientes, acionistas e funcionários, se tornam uns elefantes brancos, absolutamente sem sentido.
A rede de lanchonetes Wendy’s, que ele diz adorar simplesmente por ter quatro filhos, tem uma missão que é mais ou menos assim: “A missão do Wendy’s é fornecer produtos e serviços de qualidade superior para nossos clientes e comunidades através de liderança, inovação e parceria”, ou seja, uma coisa quase de outro mundo.
Guy, com toda a sua objetividade, diz que o Wendy’s precisa de um mantra simples, direto e que todas entendam... não essa coisa complexa e até estranha, pois ele nunca teve a sensação de parceria, liderança ou inovação nas vezes em comeu no Wendy’s com os filhos! ;-)
Para ele, algo simples como “healthy fast food” (fast food saudável) é perfeito. Sua empresa tem um MANTRA? A minha ainda não, mas tem um a caminho!
27 comentários:
Acredito que algumas empresas realmente tenham que rever suas missões, pois estas são complexas, confusas e as vezes ultrapassadas. Contudo, acho que esse mantra a que Guy refere-se está mais próximo de um slogan do que da missão de uma empresa. Temos exemplos de slogans como o da Mercedes Benz que diz "projetado como nenhum outro carro do mundo", ou da rede de hotéis Holiday Inn "satisfazendo as pessoas no mundo todo" que são simples e atingem o público alvo. O autor esquece que a missão não é voltada somente pra os consumidores mas também para os colaboradores e serve para lembrá-los do propósito da empresa, que na maioria das vezes não pode ser descrito em duas ou três palavras.
Olá Pessoal!
Acredito que o que colocado por Bob Wollheim é sim uma questão que deve ser analisada e considera pelas organizações quando na implementação ou revisão de seu Planejamento Estratégico. Porque as organizações devem ser objetivas e transperentes quando do estabelecimento de sua missão, pois desta forma conseguirão estabelecer um norte para seus funcionários e transmitir aos seus clientes, com muita clareza, os seus produos ou serviços. Dizendo para que e porque a organização existe.
Abraços!!!
Concordo com a Juliana. Achei uma definição de "missão" e nela diz que: A Missão é uma declaração sobre o que a organização é, sobre sua razão de ser. Serve de critério geral para orientar a tomada de decisões, para definir objetivos e auxiliar na escolha das decisões estratégicas. Acredito que uma missão muito elaborada pode prejudicar o entendimento, mas uma missão-slogan não motiva e não passa a idéia que deve passar. Como é que em apenas duas ou três palavras se passa a razão de ser da empresa?! Com criatividade as empresas podem simplificar suas missões e facilitar seu entendimento passando os valores de maneira simples e eficaz.
Adoramos usar o "Administrês" em nossos trabalhos e discussões em sala de aula. É um idioma carregado de expressões bonitas e que capazes de levar à organização a um funcionamento perfeito. Mas será que no mercado competitivo é disso que precisamos??? Acho que não. Devemos nos lembrar que para obter sucesso um dos pontos principais é fazer com que os colaboradores entendam o que a empresa quer e se sintam parte da mesma. Além disso, nossos consumidores podem não entender nossa linguagem. Desta forma, simplificar muitas vezes é a melhor forma de atingir os objetivos. O que queremos é que os interessados compreendam nossas mensagens, então temos que buscar uma linguagem compreensível para eles.
Acredito que a missão de uma empresa representa o papel que ela está disposta a desempenhar dentro da sociedade; a missão contém aquilo que a organização tem a oferecer aos seus clientes e a forma como ela cumprirá essa missão é a característica principal que ela quer que seus clientes identifiquem nela. Portanto,creio que transmitir o papel da empresa aos funcionários e clientes em palavras não seja uma tarefa simples; ao contrário do que prega o palestrante Guy Kawasaki, acho simplista demais utilizar mantras – sílaba ou poema religioso normalmente em sânscrito...mantras são entoados como orações – para representar a função da organização perante seus consumidores e a comunidade em geral. Acredito que se a empresa conseguir fazer com que seus colaboradores compreendam a missão e entendam a onde a organização quer chegar,e se a empresa for competente e empenhada em desenvolver as atribuições necessárias para cumprir sua missão e com isso ser vista pelos seus clientes com as características que ela própria havia planejado para que fossem sua marca registrada, então não há porquê tornar esta missão menos complexa.
Creio que a adoção de uma missão "generalista", sem o estabelecimento claro de foco acaba prejudicando a definição de estratégias por parte da empresa. Me parece um tanto complexo gerenciar uma equipe para que esta busque atingir objetivos genéricos. Parece mais viável para empresas com uma fortíssima presença global (como McDonald’s) consigam adotar uma missão tão direta como "Servir alimentos de qualidade com rapidez e simpatia, em um ambiente limpo e agradável". Tal missão, ao meu ver, seria o requisito mínimo a ser cumprido por qualquer empresa de fastfood.
Assim, acredito que as MANTRAS acabam por dificultar a diferenciação da empresa no mercado e o conhecimento por parte dos funcionários do sentido (específico) de seu trabalho.
Acredito ter muito sentido o que o Bob Wollheim diz sobre mantras. Radical ou não, eu aprovei!
Muitas vezes as empresas fazem textos bonitos e elaborados; visam impressionar seus clientes. Esquecem-se, no entanto, que eles muitas vezes, e na maioria delas, são pessoas simples. Assim sendo, o linguajar rebuscado, estiloso e sofisticado acaba por não tomar as dimensões e efeitos pretendidos, e a missão da empresa acaba por tornar-se mais ilustrativa (ela está lá, existe) do que prática.
Isso não significa que as empresas devam abolir a formalidade em suas operações estratégicas. O que é preciso é conservar a simplicidade e saber transmitir adequada e, principalmente, veridicamente aquilo que ela oferece a seu público. Ou existe coisa pior do que a organização ter uma visão e o cliente não enxergá-la enquanto consome seu produto/serviço? Isso, além de ser um fator desmotivacional, com toda certeza transmite uma imagem de arrogância e de não cumprimento de suas metas.
Acredito que pode dar muitos bons resultados. Simplicidade gera engajamento, ou por que será que muitos empregados desconhecem o que está descrito no planejamento estratégico, senão pela dificuldade de sequer compreendê-lo? Se tudo se tornar mais acessível, desde a missão, até os objetivos, as pessoas poderão recitá-los no dia-a-dia da empresa, trabalhando por ele em cada tarefa realizada.
Claro, apenas modificar a linguagem não é suficiente, mas já é um grande passo na implementação efetiva do planejamento, na minha opinião. Além disso, entender e identificar-se com a missão da empresa é um grande fator motivacional, que por si só já possui valor.
Por outro lado, não se deve perder a seriedade ao tratar da missão, pois ela também serve de orientação para investidores, perceiros, fornecedores... Deve passar confiança. A missão atual da Wendy`s esclarece o que a empresa preza, mas não faz sentido. E "healthy fast food" é realmente muito radical. É preciso, como em tudo na vida, encontrar o equilíbrio.
Oi pessoal !!
Concordo com o comentário colocado por Bod Wolheim, pois acredito que as empresas na intenção de colocar em suas missões todas as ações que se propõem a desenvolver, não conseguem fazê-lo de uma forma clara e objetiva. Para o cliente missões cheias de idéias e palavras, como INOVAÇÃO, CRIATIVIDADE, EXECELÊNCIA, nem sempre são percebidas na prática. Mais vale uma misão simples e de acordo com a realidade.
O que diz Bob Wollheim deve ser considerado sim pelas Empresas, pois as mesmas devem estabelecer na sua missão de uma forma clara e transparente, em que o seus clientes e funcionários entendam qual o foco da empresa quais seus objetivos, facilitando o comprometimento dos seus funcionários e a confiança de seus clientes.
Após ler o Post eu pesquisei na internet sobre a missão das empresas e também vi muitas missões de empresas, como a da STIHL, “A STIHL tem por missão facilitar a vida dos clientes, oferecendo soluções rápidas e inovadoras em ferramentas motorizadas portáteis para os mercados florestal, agropecuário, de serviços e bricolagem. Busca a excelência como organização, perseguindo a rentabilidade e a satisfação dos clientes, prezando os valores éticos com relação aos colaboradores, fornecedores, revendedores e acionistas, respeitando o meio ambiente e garantindo a perpetuação da organização como exercício de nossa responsabilidade social.” e da K2M – Soluções Corporativas, “Desenvolver soluções de software, baseadas na plataforma Microsoft e que superem as expectativas de nossos Clientes. Metodologia de projeto, capacitação da equipe, domínio da tecnologia e comprometimento com as necessidades dos Clientes são os pilares que garantem o nosso sucesso.”
Quanto sobre as missões das empresas encontrei um artigo de uma consultora em Administração, Maria Ignez P. Bastos, que diz basicamente o que Bob Wollheim fala no Post, “Para que a Missão da Empresa seja transmitida para todos os funcionários, a comunicação deve ser de tal forma que nos diversos níveis hierárquicos seja decodificada de maneira que as pessoas entendam. Esse sistema de comunicação deve ser eficiente tanto para o público externo, como para o interno. É preciso transformar informação em compreensão. O contexto também deve ser entendido.”
Após comparar os tipo de missões que li na internet e a missão da Wendy’s, citada no Post percebi que muitas empresas ao formularem suas missões se utilizam de palavras que às vezes não transmitem clareza para toda empresa, palavras bonitas e difíceis, (o tal do Administrês, já citado em comentários anteriores) que resultam numa enrolação onde as pessoas lêem e pensam “hum... não entendi nada, mas está bem bonito”.
Olha, é a velha história de complicar as coisas simples.
Existe uma coisa muito clara em organizações, que é inventar um monte de coisa para fazer e esquecer de fazer o báciso. Posso falar isso tranquilamente pela AIESEC, por que geralmente um escritório não alcança um resultado? Por que simplesmente não fez o básico.
Procrastinação é o dom de adiar tudo que deve ser feito, e isso é que geralmente se faz com o básico, se adia e tendemos a fazer o que é mais complicado, mas que sem o básico não serve pra nada.
Empresas tendem a complicar sua visão, tentando transforma sua missão/visão em algo complexo que na real é impossivel de ser alcançado, bem como fez a empresa de lanches. Provavelmente a missão deles deveria ser fornecer alimentos de qualidade com sabor único. Isso não seria o suficiente?
Não adianta, é a tendência do ser humano em complicar o que é simples. A prova disso são as mulheres ;)
Abraço
A questão abordada no texto diz respeito as missões e visões das empresas, as quais muitas vezes se apresentam de forma complexa e cheias de pompa, dificultando o seu entendimento por parte da administração, dos colaboradores e dos clientes. No entanto, a utilização de apenas um "mantra", como sugere Bob Wolheim, pode, muitas vezes, ser simplista demais e não passar para as pessoas todo o significado intrìnseco da missão e da visão da empresa. Assim, percebe-se que as empresas necessitam buscar, para suas missões e e visões, um equilíbrio entre a complexidade e a simplicidade, para serem entendidas por todos os seus públicos e postas em prática pela organização como um todo.
Concordo com o que o Bob falou a respeito de que as empresas não devem ter posicionamentos ou missões complexas, holísticas e incompreensíveis. Eu acho que a Missão de uma empresa deve transmitir de forma simples, clara e compreensível o propósito ou a razão de ser da organização. E como já foi dito em comentários anteriores, muitas empresas estão com sua "missão" um tanto quanto obsoletas e precisariam reciclá-las de acordo com os novos tempos. E a respeito do que ele falou sobre as empresas adotarem MANTRAS eu não compreendi mto bem, até por que umas das definições de Mantra seria: "Mantra (do sânscrito Man mente e Tra alavanca) é uma sílaba ou poema religioso normalmente em sânscrito. Os mantras são entoados como orações, repetidos como as do cristianismo". Então quer dizer que se a empresa adota um mantra, os seus colabores todos os dias teriam que entoá-los como orações para nunca esquecerem de qual é o propósito da sua empresa ? Bom achei meio estranho essa adoção do Mantra, prefiro uma missão clara, objetiva, atualizada. :)
Concordo com o ponto de vista do autor, pois a competitividade de hoje não permite que haja perda de tempo em coisas complicadas se o resultado esperado não é atingido. Se o conceito de missão é “a razão de ser de uma empresa”, penso não ser desejável que as pessoas que farão a empresa funcionar não entendam essa razão, e se não a entendem, por que motivos a colocariam em prática? Acredito que os “mantras” a que o autor se refere servem para traduzir a missão para uma linguagem que possa efetivamente balizar todas as ações no dia-a-dia de cada um. O exemplo da lanchonete deixa isso bem claro, pois o “mantra” tira a subjetividade da missão e permite que qualquer funcionário tenha ações que contribuirão para que aquela missão quase do “outro mundo” seja cumprida.
Concordo. Ao descrever a missão, cada palavra deve ser bem pensada, porém simples e com significado; para deixar claro ao leitor o que a empresa pretende realizar. Como citado no texto e no qual o consumidor não se identifica com a missão da Wendy's; toda a missão deve ser atingível e "sentida" pelo cliente. Como Bob diz, que as empresas devem criar MANTRAS, ou seja, pode ser curta porém muito objetiva e de imediata compreensão.
Concordo com Guy quando ele afirma que as empresas devem ter “mantras” simples, diretos e que dispensam explicações ao invés de ter missões complexas e incompreensíveis para os consumidores. A palavra MANTRA pode ser um pouco radical se encarada pelo seu sentido religioso, porém, acredito que a missão das empresas é tão importante quanto e despende a mesma seriedade. Afinal, a missão é a razão pela qual a empresa existe, o que ela deseja proporcionar aos consumidores, logo, deve ser acessível, de fácil compreensão e estar de acordo com as ações que a empresa pratica.
Nesse texto, discute-se a respeito das missões das empresas, as quais, segundo o autor, não devem ser complexas e que as mesmas devem procurar usar mantras, que atuem de forma mais direta e simplificada.
Essa abordagem pode ser considerada por diferentes pontos de vista. Tem o seu lado positivo, no qual nos mostra que as formulações de visões complexas e excessivamente elaboradas se tornam de difícil compreensão para os colaboradores, principalmente em setores operacionais, ocasionando diversos problemas.
De outra forma, a adoção de um mantra simplificado pela organização pode reduzir excessivamente a sua missão a vista dos colaboradores, fazendo com que estes minimizem os objetivos organizacionais a certas metas específicas, não visualizando a organização de forma plena em suas atividades.
Por esses motivos pode-se dizer que as empresas necessitam encontrar um meio termo entre as missões complexas e os simples mantras para que possam conscientizar seus funcionários e buscar uma melhora de seu desempenho.
Talvez o melhor caminho seria tentar conciliar as duas idéias, estabelecer uma missão par organização mas de forma clara e objetiva, ou seja, como um mantra. O que ocorre muitas vezes é que as organizações estabelecem missão com palavras bonitas e difíceis que nada passa ou significam para aqueles que as lêem, e não se pode esquecer que a missão deve ser de entendimento para todos, desde os clientes, até os colaborados, incluindo, claro, todos os níveis de operacionais a estratégicos. Assim, como já dito anteriormente, acredito que muitas organizações devem rever sua missão, procurando harmonizar os dois pensamentos.
Aline Magalhães
Pâmela Balbinot
Tb acredito que a missão de mtas empresas devem ser reformuladas, reavaliadas pq diversas vezes as empresa mudam o foco de suas atividade e não reveem sua missão. Ela deve conter o papel principal da orgnização o a que ela veio portato se muda o foco de produtos e/ou serviços da empresa ela deve ser avaliada.
"e-Learning sob medida para sua empresa"
Esse é o da GSI Online...
Abs
Bruno
A missão pode ou não ser uma frase "complexa", depende do tipo de público que vai atingir. Uma rede de fast-food deveria ter uma missão o mais simples possível, pois é frequentado por pessoas simples. Deve então fazer-se entender e atingir o seu público-alvo. Alguma besteira como "alimentando e divertindo" caberia muito mais que tentar colocar palavras bonitas que os clientes nem entendem o sentido. Deixa "liderança, inovação e parceria" pra GSI que atende gente mais instruída =P
Segundo um autor, a missão, de uma forma geral, contém informações como os tipos de produtos ou serviços que a organização produz, quem são seus clientes e que valores importantes possui. Considerando esta definição, fica difícil à organização elaborar um missão com poucas palavras. Por outro lado, acredito que, com o tempo, quando a missão já foi revisada várias vezes, seja possível diminuir o seu "tamanho". No entanto, como já apontado pela Ju, a redução da extensão da missão, não significa a sua transformação em slogan, uma vez que este visa atingir clientes externos, enquanto a missão é mais ampla, envolvendo clientes internos e acionistas/quotistas da organização.
Concordo completamente com o que Bob Wollheim descreveu, pois a missão da empresa deve ser simples e transparente, demonstrando de forma sucinta o objetivo de ser da empresa, fazendo com que cada cliente ou colaborador ao lê-la, se identifique imediatamente com o objetivo da instituição. Muitas organizações possuem missões engenhosas que nem mesmo elas compreendem, fazendo com que o cliente e/ou colaborador não se identifique com seus ideais, afetando consideravelmente no planejamento estratégico da empresa.
Do que adianta a organização publicar uma missão sonhadora e fantasiosa, se esta não condiz com a realidade.
As organizações devem mostrar para "que vieram" para seus colaboradores saberem omo agir e o que deve ser feito e também, para seus clientes, formarem uma imagem clara e transparente.
Caso contrário, deve sim ser repensando todo seu planejamento estratégico e adequá-lo ao que realmente importa e é real.
Acredito também que a visão de uma empresa deve ser baseada em projeções sérias e realistas a fim de que se evitem "sonhos" impossíveis de serem alcançados.
A missão também é muito importante a empresa ter bem explicitada.A
missão deve ainda ser definida em termos de necessidades e não produtos. Assim a Xerox não quer fabricar copiadoras, mas ajudar a melhorar a produtividade dos escritórios e a Missouri-Pacific Railroad não quer dirigir ferrovias, mas movimentar pessoas e bens.
As melhores missões são aquelas guiadas por uma visão utópica de realização, uma espécie de sonho impossível que fornece um direcionamento a longo prazo. É aquela que busca atender as necessidades dos clientes, dos acionistas, da sociedade e também dos funcionários.
Feito.
At+
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